POST #2 Natação vs Águas Abertas

Esta semana a nossa recente contribuição para os adoradores da #Natação em #ÁguasAbertas foi publicada no European Journal of Applied Physiology. Um trabalho que contou com a colaboração de profissionais de Portugal, Austrália e Brasil. 

Infographic by @rodrigozacca


O desempenho da natação depende da potência metabólica, mas também do custo energético por unidade de distância que, por ser superior na natação comparativamente a qualquer outro meio de locomoção humana, se destaca como uma das mais importantes variáveis na natação em águas abertas. No entanto, o dispêndio energético durante a natação em águas abertas ainda não havia sido explorado em um ambiente ecológico.

Neste estudo nós investigamos e comparamos aspectos energéticos e cinemáticos durante 5 km em nado crawl, tanto em piscina como em águas abertas. Aspectos teóricos relacionados ao balanço energético durante os 5 km em nado crawl em piscina e em águas abertas foram testados e discutidos por meio de quatro estudos independentes

Algumas características importantes ficaram evidenciadas na prática durante uma simulação dos 5 km em águas abertas. As alterações de alguns aspectos metabólicos foram observadas quando o nadador muda sua velocidade de nado e frequência de braçadas durante os 5 km em águas abertas por questões de estratégia de prova. Aspectos relacionados ao uso de Wetsuit também são discutidos.

Este trabalho reforça que nadadores precisam estar cientes das possíveis acelerações e desacelerações durante uma prova de natação em águas abertas. Pequenas flutuações foram observadas para variáveis  energéticas em ambas as condições (piscina e águas abertas), mas as variações no custo energético foram maiores em águas abertas. Cinética do consumo de oxigênio, dispêndio energético, potência metabólica e custo energético durante o nado foram testados pela primeira vez na natação de águas abertas, evidenciando e reforçando que treinadores devem ajustar o plano de treinamento de acordo com a especificidade que a natação em águas abertas exige. 


Link para o estudo: 



Instituições envolvidas: 


Boa leitura e bons treinos! 

Comentários