O papel de analista de desempenho, até pouco tempo, consistia simplesmente em gravar vídeos de uma sessão de treino ou jogo e criar relatórios para fornecer aos técnicos e atletas. A gravação e a edição de vídeos eram as principais funções de um analista de desempenho.
O analista de desempenho moderno acumulou funções. Agora ele utiliza tecnologia de rastreamento que permite uma coleta de dados mais complexa, análise de rede, inteligência artificial...Enfim, um novo mundo com prováveis infinitas possibilidades.
Os analistas de desempenho mais conhecidos estão nos esportes coletivos. Porém, eles estão presentes em TODOS os esportes de elite, sejam individuais ou coletivos. Se não estão, já deveriam estar. Saber o “quê”, “de que modo”, “quando” e “quanto” do desempenho foi afetado pelo que foi planejado e executado é fundamental para a individualização do treinamento. Do contrário, técnicos e atletas estarão ainda planejando, prescrevendo, treinando e até competindo pela “média”.
A análise e controle de desempenho esportivo pode ser entendida como as análises sistemáticas que visam aprimorar o desempenho e melhorar a tomada de decisão em treino e competição por meio de informações válidas, confiáveis e detalhadas relacionadas ao desempenho da modalidade esportiva.
- Dar explicação cientifica para as mudanças no desempenho;
- Dar lucidez e confiança, ou seja, examinar as relações entre carga de treino (interna e externa) e desempenho do período anterior e assim auxiliar na tomada de decisão para o próximo período;
- Proporcionar um planejamento apropriado para a prescrição das próximas cargas;
- Auxiliar no planejamento metabólico, biomecânico, técnico, tático, nutricional, psicológicos, etc.;
- Informar ao atleta e aos treinadores sobre o que realmente aconteceu, confrontando com o que eles acreditam que aconteceu, afinal um programa de treino predominantemente empírico não tem mais espaço no esporte de Elite;
- Catalisar e potencializar a melhora do desempenho.
Treinadores e atletas passam muito tempo pensando em como melhorar ou tentando compreender os elementos que compõem um desempenho vencedor. E é por meio da análise e controle do desempenho que eles encontram a maioria das respostas para suas perguntas.
Trabalhar pela "média" é retrógrado.
Um abraço e bons treinos!
Comentários
Postar um comentário