Finalmente saiu do papel. Fazia algum tempo que o desejo de criar um #Blog passeava pela minha mente. Foi um ‘pouco’ menos do que o tempo que já ando pelo mundo da educação física. Talvez quem esteja lendo este Post #0 já me conheça de longa data. Desde pequeno sempre estive envolvido com algum esporte. Ter praticado natação e atletismo desde a infância, e ser orientado por alguns professores e treinadores espetaculares nesta fase foi fundamental para que eu tivesse certeza de que educação física era o que eu queria para minha vida.
Sou licenciado desde 2000 em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Brasil). Para quem não sabe, a UNISINOS é reconhecida no Brasil e no mundo, e foi avaliada pelo Ministério da Educação como a melhor graduação privada da Região Sul do Brasil por cinco anos consecutivos. Tive uma passagem de quase uma década pelas categorias de base da natação de um dos clubes do meu coração, o Grêmio Náutico União (Brasil). Afinal, foi lá que aprendi a nadar, graças ao desejo e esforço diário de uma mãe que caminhou alguns km entre casa e clube durante alguns anos com seus 3 filhos.
Alguns anos mais tarde, já um pouco mais maduro na profissão, concluí duas especializações (uma em #Fisiologia do #Exercício e outra em #Cinesiologia), ambas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Foram dois cursos maravilhosos que abriram minha mente de tal maneira que o Mestrado em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) despontou logo a seguir. E não parou por aí. A jornada seguiu do outro lado do oceano, com o Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UPORTO, Portugal), sob a supervisão do Prof. Dr Ricardo Fernandes.
Trabalho com Pesquisa em Ciências do Esporte
Meus primeiros passos com pesquisa na área foram junto ao Grupo de Pesquisa em #Biomecânica e #Cinesiologia (GPBIC-UFRGS) e principalmente no Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos (GPEA – UFRGS). O GPEA é liderado pelo Prof. Dr Flávio Castro e fornece suporte para desenvolvimento e realização de projetos de pesquisa em #biomecânica, #fisiologia e #pedagogia da #natação, #poloaquático, #surf, #nataçãoartística, entre outros.
No outro lado do oceano
Atualmente estou vivendo na cidade do Porto, que fica no norte de Portugal. Aqui eu trabalho como investigador de Pós-Doutoramento junto ao Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP-UP). Liderado pelo Prof. Dr. João Paulo Vilas-Boas, é um laboratório espetacular. Aprendo muito todos os dias. Tenho colegas extremamente profissionais e dedicados no que fazem. É mesmo um aprendizado diário.
Desde o GPBIC e o GPEA que tenho a avaliação e o controle de desempenho esportivo como minha principal linha de pesquisa. Aqui no LABIOMEP, a possibilidade de colaborar como analista de desempenho das Seleções Olímpica e Paralímpica da Federação Portuguesa de Natação e do Comité Olímpico de Portugal é algo que me orgulho muito.
Parceria entre a Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Natação na avaliação do potencial de treino e o rendimento das equipes nacionais de natação |
O Blog
Relutei um pouco em criar meu #Blog por receio de não ter tempo de produzir conteúdo regularmente. Mas muito do que eu gosto e me interesso parece ser do interesse de muitos amigos, alunos e colegas de profissão. Então aí vai. Temos #Blog! Que seja um espaço bacana para troca de conhecimento, idéias e experiências. O campo das ciências do esporte é enorme. É nele que eu pretendo viajar e convido vocês para viajarem comigo. Não pretendo seguir um formato padrão, mas focar em trazer coisas que julgo interessantes. Algumas vezes pretendo usar uma linguagem mais técnica, outras vezes nem tanto.
Desejo que todos interessados no conteúdo se sintam bem-vindos. A idéia é, de alguma forma, tentar ajudar, ser útil, visando solucionar problemas e dúvidas que surgem com frequência em nossa área. Estamos juntos nesse barco! Comente, discorde o que e se achar necessário. Eu também quero ouvir a sua experiência. Todo e qualquer feedback é bem vindo! As portas estão abertas se você quiser um espaço para postar conteúdo relacionado. Será uma honra.
Para saber um pouco mais sobre meu trabalho, visite as plataformas #CienciaVitae, #Lattes #Researchgate, #Twitter, #Instagram e #Linkedin.
Um abraço e boa semana!
Comentários
Postar um comentário